domingo, 5 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física (05 de abril) e o Dia Mundial da Saúde(07 de abril),as escolas estaduais do município de Ruy Barbosa , sob a coordenação do Colégio Estadual Professor Magalhães Neto,numa ação conjunta com a Secretaria da Saúde do Município e Secretaria do Meio Ambiente, vem desenvolvendo um Seminário sobre EDUCAÇÃO X SAÚDE , com um ciclo de palestras e atividades físicas, visando a orientação , esclarecimento e conscientização da comunidade geral .



PROJETO ESTUDANTIL PARA A PROMÇÃO DA SAÚDE GLOBAL " DE BEM COM A VIDA, PROMOVEREI A SAÚDE DA MINHA COMUNIDADE "


Maximizando os benefícios da atividade física – indicador decisivo em todo programa de Promoção da Saúde –, o Colégio Estadual Prof. Magalhães Neto, apresenta o Projeto Estudantil para a Promoção da Saúde Global que será desenvolvido pelos alunos na disciplina Educação Física durante o ano letivo de 2009 e cujo lema é “DE BEM COM A VIDA, PROMOVEREI A SAÚDE DA MINHA COMUNIDADE"

JUSTIFICATIVA:

Nas últimas décadas, o conceito de saúde e a forma de interpretar e abordar a doença vem dando sinais de modificação. Pacientes e profissionais de saúde estão se conscientizando da necessidade de substituírem os modelos biologistas e funcionais por modelos sistêmicos que consideram o contexto sócio ambiental da doença e do doente, ou seja, a relação entre saúde e manutenção do equilíbrio dinâmico de indivíduos e grupos sociais.

Dentro dessa concepção, a busca de saúde se transforma na busca da integridade biopsicossocial de que participam: estilo de vida, trabalho, relacionamentos, objetivos e projetos de vida.

E foi dentro dessa perspectiva que a disciplina Educação Física se propõe a implantar o Projeto Estudantil para a Promoção da Saúde Global – “DE BEM COM A VIDA, PROMOVEREI A SAÚDE DA MINHA COMUNIDADE”, tendo como ação inicial , em consonância com a comemoração do Dia Mundial da Atividade Física – 06 de abril e o Dia Mundial da Saúde – 07 de abril, um Seminário sobre Educação X Saúde.

OBJETIVO GERAL:

Esclarecer, orientar e conscientizar a comunidade estudantil para a importância do seu papel atuante e participativo na sociedade, direcionado as ações e práticas educativas individuais e coletivas, buscando como resultado a melhoria na qualidade de vida para a conquista da cidadania.

O projeto terá início no 1º dia de aula, conscientizando o educando da importância da disciplina Educação Física no currículo escolar, bem como a necessidade da aplicação correta dos conteúdos a explorar, para um melhor entendimento das práticas e conceitos relacionados aos fatores que implicam no desenvolvimento
bio-psico-fisico-espirito-socio-recreo-desportivo , viabilizando adquirir competências para discernir e aplicar no cotidiano ações que venham a modificar o estilo de vida dos familiares, vizinhos, amigos, e comunidade em geral.

PÚBLICO ALVO:

O Programa destina-se a toda comunidade estudantil e população ruybarbosense, independente de idade, sexo e condição física. Tratando-se de um trabalho contínuo e dinâmico, elaborado de acordo com as capacidades de cada faixa etária, objetivos e interesse de cada participante.

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO X SAÚDE

PROGRAMAÇÃO
DIA 26/03  16:00 h - Escola Estadual Carneiro Ribeiro

Palestra: A importância da Atividade X Bem Estar

THEREZINHA Mª LINHARES JANSENProfª de Educação Física da Rede Estadual


DIA 30/03  14:00 h CEMAN–TAPIRAÍPE

Palestra: A importância da Atividade Física na Promoção da Saúde

THEREZINHA Mª LINHARES JANSENProfª de Educação Física da Rede Estadual


DIA 01/04  09:00 h CEMAN – Auditório

Palestra : Educação + Saúde = VIDA
BINÔMIO PERFEITO
THEREZINHA Mª LINHARES JANSEN
Profª de Educação Física da Rede Estadual

DIA 06/04  10:00 h - Auditório CEMAN

Apresentação e fixação dos Murais elaborados pelas turmas.

 DIA INTERNACIONAL DA SAÚDE
 ATIVIDADE FÍSICA X SAÚDE
 EDUCAÇÃO X SAÚDE

10:30 h  Apresentação das equipes de entrevistas com autoridades de Saúde.

13:30 h - CEMAN – TAPIRAÍPE

Palestra:Planejamento Familiar, Métodos
Contraceptivos e DST
PRISCILA DUARTE DE PÁDUA
Coord. da Vigilância Epidemiológica

15:00 h - CEMAN – TAPIRAÍPE

Palestra: Raiva
Mª DE LOURDES SOUZA O. JANSEN MELO
Coord. Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental

DIA 07/04 

06:30 h – CAMINHADA GERAÇÃO SAÚDE

Percurso: saída Praça Helena Jansen / Parque de Exposição / Praça Adalberto Ribeiro Sampaio / Escolas de origem

08:30 h – CAFÉ DA MANHÃ

Cada escola promoverá o Café da Manhã para seus alunos e convidados.

Nenhum comentário: