domingo, 5 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física (05 de abril) e o Dia Mundial da Saúde(07 de abril),as escolas estaduais do município de Ruy Barbosa , sob a coordenação do Colégio Estadual Professor Magalhães Neto,numa ação conjunta com a Secretaria da Saúde do Município e Secretaria do Meio Ambiente, vem desenvolvendo um Seminário sobre EDUCAÇÃO X SAÚDE , com um ciclo de palestras e atividades físicas, visando a orientação , esclarecimento e conscientização da comunidade geral .



PROJETO ESTUDANTIL PARA A PROMÇÃO DA SAÚDE GLOBAL " DE BEM COM A VIDA, PROMOVEREI A SAÚDE DA MINHA COMUNIDADE "


Maximizando os benefícios da atividade física – indicador decisivo em todo programa de Promoção da Saúde –, o Colégio Estadual Prof. Magalhães Neto, apresenta o Projeto Estudantil para a Promoção da Saúde Global que será desenvolvido pelos alunos na disciplina Educação Física durante o ano letivo de 2009 e cujo lema é “DE BEM COM A VIDA, PROMOVEREI A SAÚDE DA MINHA COMUNIDADE"

JUSTIFICATIVA:

Nas últimas décadas, o conceito de saúde e a forma de interpretar e abordar a doença vem dando sinais de modificação. Pacientes e profissionais de saúde estão se conscientizando da necessidade de substituírem os modelos biologistas e funcionais por modelos sistêmicos que consideram o contexto sócio ambiental da doença e do doente, ou seja, a relação entre saúde e manutenção do equilíbrio dinâmico de indivíduos e grupos sociais.

Dentro dessa concepção, a busca de saúde se transforma na busca da integridade biopsicossocial de que participam: estilo de vida, trabalho, relacionamentos, objetivos e projetos de vida.

E foi dentro dessa perspectiva que a disciplina Educação Física se propõe a implantar o Projeto Estudantil para a Promoção da Saúde Global – “DE BEM COM A VIDA, PROMOVEREI A SAÚDE DA MINHA COMUNIDADE”, tendo como ação inicial , em consonância com a comemoração do Dia Mundial da Atividade Física – 06 de abril e o Dia Mundial da Saúde – 07 de abril, um Seminário sobre Educação X Saúde.

OBJETIVO GERAL:

Esclarecer, orientar e conscientizar a comunidade estudantil para a importância do seu papel atuante e participativo na sociedade, direcionado as ações e práticas educativas individuais e coletivas, buscando como resultado a melhoria na qualidade de vida para a conquista da cidadania.

O projeto terá início no 1º dia de aula, conscientizando o educando da importância da disciplina Educação Física no currículo escolar, bem como a necessidade da aplicação correta dos conteúdos a explorar, para um melhor entendimento das práticas e conceitos relacionados aos fatores que implicam no desenvolvimento
bio-psico-fisico-espirito-socio-recreo-desportivo , viabilizando adquirir competências para discernir e aplicar no cotidiano ações que venham a modificar o estilo de vida dos familiares, vizinhos, amigos, e comunidade em geral.

PÚBLICO ALVO:

O Programa destina-se a toda comunidade estudantil e população ruybarbosense, independente de idade, sexo e condição física. Tratando-se de um trabalho contínuo e dinâmico, elaborado de acordo com as capacidades de cada faixa etária, objetivos e interesse de cada participante.

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO X SAÚDE

PROGRAMAÇÃO
DIA 26/03  16:00 h - Escola Estadual Carneiro Ribeiro

Palestra: A importância da Atividade X Bem Estar

THEREZINHA Mª LINHARES JANSENProfª de Educação Física da Rede Estadual


DIA 30/03  14:00 h CEMAN–TAPIRAÍPE

Palestra: A importância da Atividade Física na Promoção da Saúde

THEREZINHA Mª LINHARES JANSENProfª de Educação Física da Rede Estadual


DIA 01/04  09:00 h CEMAN – Auditório

Palestra : Educação + Saúde = VIDA
BINÔMIO PERFEITO
THEREZINHA Mª LINHARES JANSEN
Profª de Educação Física da Rede Estadual

DIA 06/04  10:00 h - Auditório CEMAN

Apresentação e fixação dos Murais elaborados pelas turmas.

 DIA INTERNACIONAL DA SAÚDE
 ATIVIDADE FÍSICA X SAÚDE
 EDUCAÇÃO X SAÚDE

10:30 h  Apresentação das equipes de entrevistas com autoridades de Saúde.

13:30 h - CEMAN – TAPIRAÍPE

Palestra:Planejamento Familiar, Métodos
Contraceptivos e DST
PRISCILA DUARTE DE PÁDUA
Coord. da Vigilância Epidemiológica

15:00 h - CEMAN – TAPIRAÍPE

Palestra: Raiva
Mª DE LOURDES SOUZA O. JANSEN MELO
Coord. Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental

DIA 07/04 

06:30 h – CAMINHADA GERAÇÃO SAÚDE

Percurso: saída Praça Helena Jansen / Parque de Exposição / Praça Adalberto Ribeiro Sampaio / Escolas de origem

08:30 h – CAFÉ DA MANHÃ

Cada escola promoverá o Café da Manhã para seus alunos e convidados.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Phpwebquest EscolaBR

VALE A PENA LER ESTA WEBQUEST

DISCIPLINA => INTERDISCIPLINAR

SÉRIE => ENSINO MÉDIO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS => Therezinha Linhares, Blandina Oliveira, Jussiara Filgueiras, Marilange Silva e Maria Edna Santos

Tema => PEQUIM 2008

Phpwebquest EscolaBR

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

O USO INDEVIDO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES CAUSA SÉRIOS DANOS À SAÚDE

DICAS PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA



QUATRO PASSOS PARA VIVER 14 ANOS A MAIS

A medicina já comprovou que bons hábitos garantem uma expectativa de vida maior.Um estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, publicado recentemente, deu números a essa relação. Após acompanhar mais de 20.000 pessoas por treze anos, os pesquisadores concluíram que aquelas que praticam exercícios físicos regularmente, não fumam, bebem com moderação e consomem frutas e legumes diariamente vivem, em média, catorze anos a mais do que as que não seguem tais regras.

RELEMBRANDO , siga os passos:

1º => Beber no máximo duas taças de vinho tinto seco por dia
2º => Não fumar
3º => Comer cinco porções diárias de frutas e hortaliças
4º => Praticar exercícios físicos regularmente

RESULTADO =>>>>>>> AUMENTO DE 14 ANOS NA EXPECTATIVA DE VIDA

HIDROGINÁSTICA => ATIVIDADE DO MOMENTO

<HIDROGINÁSTICA => SAÚDE ==>>> SEGURANÇA E PRAZER

A prática de atividade física de maneira adequada confere grandes benefícios ao organismo, já que promove estímulo cardíaco, pulmonar, muscular e contribui também para o bem-estar psicológico. Essas questões são verdadeiras para indivíduos de qualquer faixa etária, principalmente aqueles que se encontram na chamada 3ª idade, pois precisam de renovação constante e estímulo à aprendizagem, ao raciocínio e à alegria e o prazer de viver.

As atividades físicas aquáticas provaram ser eficazes no desenvolvimento e manutenção das potencialidades físicas e também orgânicas. Uma componente desse grupo de atividades é a hidroginástica, que cada vez mais ganha adeptos por todo o mundo. Segundo alguns especialistas, os exercícios aquáticos são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.
Nos indivíduos idosos, a prática de atividade física ajuda a manter ou melhorar a densidade mineral óssea o que é de extrema importância para a prevenção e o tratamento da osteoporose. Também melhora a força muscular, a flexibilidade articular e o equilíbrio, reduzindo a incidência de quedas e o risco de fraturas.
Benefícios
Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.
Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio é de 260-400 Kcal/hora.
Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.
A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico, que são:
• Componente Aeróbico: melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar;
• Componente de Força Muscular;
• Componente de Resistência Muscular;
• Componente de Flexibilidade;
• Componente de Composição Corporal: relaciona-se à relação entre a massa magra e a quantidade de gordura.
Outra vantagem importante da hidroginástica é que ela é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico. Com isso, pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes, podem praticá-la. Nas gestantes, a hidroginástica ajuda na prevenção das dores lombares e cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.
Quando comparada ao exercício em terra, verificou-se que correr 400 metros dentro da água equivale, em termos de gasto calórico e tempo, a 1500 metros em terra firme. Caminhar 4,5Km com água na altura da coxa pode consumir até 460Kcal.
Além de tudo isso, não é preciso saber nadar!

Modalidades
• Hidro Local: trabalha os grupos musculares com halteres, luvas, tornozeleiras e outros equipamentos.
• Water Running: tipo de corrida, exercitando braços e pernas.
• Hidro Core: trabalha os músculos do abdome, quadril e costas, melhorando o equilíbrio e o alinhamento do corpo.
• Deep Running: outro tipo de corrida, praticada com o uso de um colete de flutuação, o que evita o contato com o solo e aumenta o trabalho cardiovascular.
• Hidrobol: prática de atividades utilizando uma bola, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade.
• Hidro Sport: realização de movimentos, sem uso de bolas, como se o indivíduo estivesse jogando vôlei, tênis, futebol e basquete. Melhora a coordenação motora, a resistência muscular e a agilidade.
• Além desses, existem outras modalidades nas quais são realizados exercícios em esteiras, bicicletas ergométricas e trampolins imersos na água.

Cuidados
Assim como para a prática de qualquer atividade física, antes de iniciar um programa de treinamento em hidroginástica é recomendável que se procure um médico para que ele possa realizar uma avaliação global de sua saúde, detectando determinados problemas que possam contra-indicar o exercício ou modificar o programa de atividades. Artrite, osteoporose, fibromialgia, problemas de ombro, joelho ou quadril, dores na coluna, obesidade, diabetes, doença cardíaca, hipertensão e asma são problemas que requerem um programa próprio de exercícios. Se o médico não encontrar contra-indicações, não há risco algum em praticar a hidroginástica.
Importante ressaltar que especialistas recomendam que a alimentação seja feita até uma hora antes do início da prática da hidroginástica. Além disso, a ingestão adequada de líquidos é fundamental, podendo-se levar uma garrafinha de água para a beira da piscina.

Como praticar
Recomenda-se que a hidroginástica seja praticada, no mínimo, três vezes por semana durante 45 minutos. Após um período inicial de 3 meses começa-se a perceber seus benefícios. Além disso, o desempenho cardiovascular é melhor alcançado se o indivíduo alcançar 70-85% da freqüência cardíaca prevista para a idade (calculada da seguinte maneira: 220 – idade); entretanto, para que se consiga queimar gordura e perder peso recomenda-se atingir entre 55-70% dessa freqüência prevista.

Recomendações
• Comece com o básico. Procure uma piscina limpa, segura e bem cuidada; a temperatura da água deve ser confortável (entre 26-29°C, dependendo da localidade epóca do ano e tipo de cobertura da piscina).
• A equipe de professores deve ser bem treinada, não basta que sejam nadadores e salva-vidas.
• Em geral, as aulas são versáteis e seguras, existindo tipos de aulas específicos para determinados grupos de indivíduos.
• Dentro da piscina, é importante que você se sinta confortável e seguro para que aprenda os fundamentos básicos; o instrutor deve estar atento ao ritmo do aluno.
• Conhecer os seus objetivos e comunicá-los ao seu instrutor são de extrema importância, devendo ser levados em conta para que as aulas sejam proveitosas.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

BIOLOGIA => ESTUDO DA FORMAÇÃO DO EMBRIÃO

VIDEOS INTERESSANTES - BIOLOGIA

BIOLOGIA - ORGANIZAÇÃO CELULAR

PROJETO GENOMA HUMANO


CÉLULAS TRONCO

ORIGEM PROCARIÓTICA DAS MITOCÔNDRIAS => SÉRGIO MAGALHÃES

IMPACTO DA ATIVIDADE AUTRÓPICA NA BIOSFERA
SÉRGIO MAGALHÃES



ENGENHARIA GENÉTICA - CAIO MORENO

VIROLOGIA => CAIO MORENO


CORPO HUMANO